sábado, 19 de janeiro de 2013

Elemento Surpresa nas Terras Indígenas..



A nossas matas e florestas, dentro das Terras Indígenas (TI's), veem sofrendo, de todos os lados, constantes ataques dos madeireiros. No Estado do Maranhão o problema maior dos nossos Índios é o maciço ataque dos extrativistas ilegais que se apoderam das Madeiras de Lei,
se aproveitando das extensas áreas indígenas e a dificuldade de monitoramento destas entradas. Mas a Coordenação Regional da Funai no Estado do Maranhão (CR-MA) vem trabalhando muito para que essa realidade seja modificada. No ano de 2012 foram feitas várias investidas contra os madeireiros em operações lideradas por esta CR-MA em conjunto com o IBAMA e as Polícias Federal, Militar e Força Nacional. 
Nosso proposito é acabar de vez com o desmatemento nestas TI's que assolam nosso estado. 
Vários Caminhões, Tratores, Motosserras, Motocicletas e outros objetos  usados pelos madeireiros já foram aprisionados em muitas operações. É um jogo  perigoso para os servidores mas necessário para a proteção dos povos indígenas e da flora do nosso país. A sociedade tem a obrigação legal de ajudar a combater este crimes ambientais através de denúncias e por motivo nenhum fazer o que fizeram os cidadãos da Cidade do Amarante do Maranhão, atrapalhando e acobertando criminosos extrativistas. 
Novas operações estão sendo planejadas para 2013, e tentaremos reduzir ainda mais as investidas ilegais destes criminosos ambientais.

Denúncias contra crimes ambientais:

http://www.ibama.gov.br/cadastro-ocorrencias




Algumas informações importantes:
  • os dados devem ser claros e precisos sobre a denúncia (pois se os mesmos não forem suficientes acaba impossibilitando o atendimento)
  • os dados do informante (quem está fazendo a denúncia) são mantidos em sigilo
  • é muito importante descrever qual o tipo de crime ambiental que está ocorrendo (ex: cativeiro de animais, desmatamento, poluição, caça, acidente com produtos químicos, degradação de área, maus tratos de animais, queimada, contra servidores, irregularidades administrativas, pesca predatória etc)
Outras formas para entrar em contato com a ouvidoria do IBAMA:
  • Central de Atendimento Linha Verde -  telefone: 0800-618080 (segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 18 horas)
  • Endereço para enviar cartas e materiais – Ouvidoria – SCEN – Setor de Clube Esportivos Norte – Trecho 2 – Edifício Sede do IBAMA – CEP: 70818-900 – Brasília/DF
  • FAX Ouvidoria – (61) 3307-1125
  • Agendar atedimento com a Ouvidoria – o cidadão pode agendar para conversar pessoalmente com a ouvidora. Para isso, ligue para (61)3316-1090 para marcar atendimento. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 18 horas.
  • Email -linhaverde.sede@ibama.gov.br
Você também pode entrar em contato com a Ouvidoria para fazer reclamações, sugestões, solicitações, elogios ou agradecimentos e manifestações.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário