segunda-feira, 11 de junho de 2012

Povos da Terra Indígena Alto Turiaçu se reúnem para discutir a gestão do seu território.

Lideranças Indígenas

Entre os dias 03 e 10 de Junho de 2012, a Fundação Nacional do Índio - FUNAI, por meio da sua Coordenação Regional no Maranhão, organizou o Encontro dos Povos Indígenas da Terra Alto Turiaçu. O evento contou com a presença de 300 (trezentos)
indígenas, incluindo as lideranças da etnia Ka’apor e Timbira das aldeias: Axinguerená, Sitío Novo, Araçatiwa, Xiepihurená, Capitão Mirá, Bacurizeiro, Turizinho, Piquizeiro, Cumaru e Ximborendá (local do evento).
Nesses dias, os povos fizeram uma profunda reflexão do seu território, começando a traçar o que se chamou de Plano de Vida da TI Alto Turiaçu (na língua Ka’apor: “Ixoha Muka Tuka Ke”).

Mosaico

O procedimento metodológico utilizado para a construção das discussões sobre o Plano de Vida se deu através da técnica conhecida como “Árvore das Possibilidades”, identificando os eixos temáticos que se ramificavam em problemas (doenças) e ações (remédios). Os eixos temáticos debatidos foram os seguintes: meio ambiente, saúde, educação, cultura e documentação básica.
Júlio César Pinho - Coordenador Funai Imperatriz-MA

A discussão contou com a participação de cinco Coordenações Gerais da FUNAI, a citar: Coordenação Geral de Monitoramento Territorial (CGMT), Coordenação Geral de Etnodesenvolvimento (CGETNO), Coordenação Geral de Promoção dos Direitos Sociais (CGPDS), Coordenação Geral de Gestão Ambiental (CGGAM) e Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados (CGIIRC), Coordenação Técnica Local de São Luís, Frente de Proteção Etnoambiental Awá Guajá - FPEAG e Serviço de Monitoramento Ambiental e Territorial – SEMAT da CR MA, Asessoria da Presidência, ASCOM e a Presidente da FUNAI, o que totalizou a presença de 25 (vinte e cinco) servidores.


Os povos indígenas de outras etnias do Estado do Maranhão também estiveram presentes no encontro. Os representantes dos povos das etnias Krepum Kateyê, Canela Ramkokamekrá, Canela Apanijekrá, Krikati, Gavião e Guajajara acenaram positivamente para o evento, destacando a importância da FUNAI em reforçar o protagonismo dos povos na gestão do seu território.
Liderança Indígena
A Presidente da FUNAI, Sra Marta Azevedo, foi recepcionada com muito entusiasmo por todos os povos ali presentes, em especial pela liderança, Mariuza Ka’ apor, primeira mulher Cacique da TI Alto Turiaçu, a qual mantendo o ritual dos mais velhos Ka’apor, recebeu a presidente na entrada da aldeia.
Liderança Indígena


Marta Azevedo destacou que a FUNAI vem buscando imprimir um ritmo de trabalho no qual as diferentes áreas da Instituição devem atuar de forma integrada e viu nas demandas do evento uma excelente oportunidade para tal.
O Coordenador Regional, Júlio Pinho e a Presidente da FUNAI Srª Marta Azevedo, encerraram as discussões do evento, reforçando o compromisso da FUNAI em dar continuidade à agenda de atividades construída pelos indígenas.

Fonte:Funai Imperatriz/SEMAT/Daniel e Rose
Fotos: Felipe - Funai ITZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário