terça-feira, 8 de maio de 2012

Mês de vacinação dos povos indígenas


A imunização dos povos indígenas está sendo reforçada neste mês.  O objetivo é alcançar os que moram em aldeias, em áreas de difícil acesso e com baixa cobertura vacinal. São oferecidas mais de 350 mil
doses contra diversas doenças, como hepatite B, paralisia infantil, difteria, tétano, coqueluche, meningite, gripe, caxumba, febre amarela, entre outras. A meta é vacinar mais de 238 mil índios de 5 de maio a 5 de junho.
Para garantir a multivacinação, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) selecionou os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e realiza uma operação com o envolvimento direto de 3.124 profissionais de saúde. A logística dessa vacinação é diferenciada, devido às especificidades dessa população e dificuldades pela distância a serem percorridas até as aldeias, seja por carro, barco, helicóptero ou avião monomotor. 
A ação abrange 152 etnias e 1.330 aldeias espalhadas por todos os estados brasileiros. São investidos mais de R$ 4,3 milhões entre aquisição de insumos e imunobiológicos, logística e transporte. Os profissionais de saúde foram deslocados para as aldeias para garantir a cobertura vacinal. O foco são os grupos mais vulneráveis: crianças menores de cinco anos, mulheres em idade fértil e idosos. 
Mais informações em: www.saude.gov.br
Fonte: SECOM (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República)

Nenhum comentário:

Postar um comentário