domingo, 21 de abril de 2013

19 de Abril: Um dia para se comemorar.


 Nesta sexta feira, dezenove de abril (19/04), dia do índio, a Coordenação Regional da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) do Estado do Maranhão em conjunto com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais - Sindsep-MA realizaram um grande café da manhã em homenagem ao índio brasileiro. O Coordenador Regional Júlio César G.Pinho lembrou da dificuldade de inserção do índio no meio dos não índios. Outras reflexões foram levantadas durante o café da manhã.
Servidores: Sheila, Daiane,Zuzita, Delmina e Júlio

O Auxiliar em Indigenismo da Frente de Proteção Etnoambiental Awá - Guajá Felipe Cavalcanti ressaltou dos problemas dos servidores em executarem seus trabalhos no cotidiano da Fundação e cobrou melhores condições de trabalho.

Servidores João , David e sindicalistas
 Sheila, Zuzita, Delmina e Júlio César
Os sindicalistas citaram os intempéries de ontem e os desafios da FUNAI para a comunidade indígena de hoje. O índio Edilson Krikati comentou da falta de importância  das sociedade com este dia, salientando que a comemoração teria que ser exclusiva do índio, pois o Exercito Brasileiro também faz comemorações nesta data. 

Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data 

Cacique e filha(Café da manhã)
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

                  Comemorações e importância da data Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Fotos e texto. Flávio Duarte (Auxiliar em Indigenismo)

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Proteção Territorial das Terras Indígenas do Maranhão.



A Coordenação Regional da Fundação Nacional do Índio - FUNAI, do Maranhão, por meio de seu Coordenador Júlio César Gomes Pinho, articula em nossa cidade de Imperatriz, uma reunião na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, para  discutir propostas estratégicas e prioritárias sobre Politica  Pública de  Proteção Territorial das Terras Indígenas do Maranhão. 

A reunião acontecerá  no dia vinte e três de abril de dois  mil e treze - 23.04.2013 na  sala 17 do Campus . Na ocasião estarão presentes A Comissão dos Gaviões, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Coordenação das Organizações e articulações dos Povos Indígenas do Maranhão, Associação Wyty das Comunidades Timbira do Maranhão e Tocantins, Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Conselho Indigenista Missionário, Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Conselho Estadual do Meio Ambiente, Rede de Gestão Ambiental do Maranhão, Grupo de Trabalho de Educação Indígena, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Ministério Público Federal e Estadual, DETRAN, IBAMA, SEFAZ, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Secretaria de Estado de Infra Estrutura, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Estadual e Exército Brasileiro.

O encontro acontecerá em dois momentos: discussão e encaminhamentos, pela manhã, e a socialização dos resultados será a tarde.