quinta-feira, 14 de junho de 2012

Funai apresenta Política Nacional de Gestão Ambiental na Rio+20






RIO DE JANEIRO — A Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas (Pngati) foi o apresentada nesta quinta-feira (14) pela Fundação Nacional do Índio (Funai) durante evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, no Museu Nacional do Índio, em Botafogo, na zona sul da capital fluminense.
O decreto criando o Pngati foi assinado pela presidente Dilma Rousseff, no dia 5 deste mês, Dia Mundial do Meio Ambiente, durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.
A ideia é que o Pngati atue no fortalecimento das ações dos povos indígenas na conservação da biodiversidade, por meio do manejo tradicional e comunitário dos recursos naturais, e que também promova o trabalho integrado das instituições governamentais e da sociedade civil na promoção da gestão ambiental e territorial nas terras indígenas.
De acordo com a presidente da Funai, Marta Maria do Amaral Azevedo, o Pngati vem sendo discutido, desde 2008, em conjunto com as comunidades indígenas. "Espero que a partir de agora, a gente consiga dar um bom exemplo para construir uma sociedade que inclua os povos indígenas e os conhecimentos como um grande patrimônio brasileiro", disse.
Marta Maria destacou que a Funai tem avançado na política direcionada aos índios, principalmente nas questões que envolvem a inclusão social, educação e demarcação de terra, mas que muita coisa ainda precisa ser feito. "A gente deu um passo muito grande com relação aos povos indígenas, porém ainda temos um longo caminho pela frente. Nesse sentido, atualmente, a gente tem toda essa vontade política de abrir cada vez mais o diálogo para que a gente possa conseguir melhorar cada vez mais todas as políticas direcionadas aos povos brasileiros", declarou.
Para Toyanabchineri, de 44 anos, representante indígena do estado do Acre, presente ao evento, o Pngati é muito significativa para os índios. "A partir do momento que esse decreto começa a ser implementado, ele vai beneficiar todas as populações indígenas dos quatro cantos do país", disse.

Fonte:UOl

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Presidente da Funai participa de agenda de trabalho na Terra Indígena Alto Turiaçu/MA

            Na primeira visita a uma aldeia como presidente da Funai, Marta Maria Azevedo é
recepcionada pela anciã Kwarã Kaapor (83), da aldeia Ximborendá
 A presidente da FUNAI, Marta Maria Azevedo, se reuniu por dois dias com povos indígenas do Maranhão a fim de fortalecer o trabalho da Funai em Imperatriz, a partir da articulação com essas comunidades. Ela participou, nos dias 8 e 9, do Encontro dos Povos Indígenas da Terra Indígena Alto Turiaçu, realizado de 3 a 10 de junho, na aldeia Ximborendá. 

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Povos da Terra Indígena Alto Turiaçu se reúnem para discutir a gestão do seu território.

Lideranças Indígenas

Entre os dias 03 e 10 de Junho de 2012, a Fundação Nacional do Índio - FUNAI, por meio da sua Coordenação Regional no Maranhão, organizou o Encontro dos Povos Indígenas da Terra Alto Turiaçu. O evento contou com a presença de 300 (trezentos)

terça-feira, 5 de junho de 2012

Coordenação Regional da FUNAI está na aldeia indígena Ximborendá.


Índio Kaapor

Vida na Aldeia

A Coordenação Regional da FUNAI Maranhão, com sede 
em Imperatriz, encontra-se reunido com o IBAMA na 
Aldeia dos índios Kaapó Ximborendá desde de do domingo (03/06), para uma reunião com os caciques. 
Na oportunidade está sendo discutido entre outra coisas, a extração ilegal de madeira na aldeia.